top of page

SOBRE O PROJETO

Desenho DUBA1
Desenho DUBA2

No início de 2018, ainda enquanto estudante do Bacharelado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, o brumadense Raul Ribeiro produziu o curta-metragem documental “O Baú do Zuzu”, com o desejo de registrar as histórias e memórias acerca da sala de cinema administrada em Brumado por seu tio-avô José de Souza Ribeiro, o Seu Zuzu do Cinema.

 

Nos anos que se sucederam à finalização e lançamento de “O Baú do Zuzu”, Raul concluiu o Bacharelado e continuou a trabalhar em projetos correlatos à área de História, Memória e Preservação do Cinema e do Audiovisual, incluindo a produção de outros curtas-metragens com essa temática e a participação em um projeto de pesquisa e catalogação de acervo em Vitória da Conquista.

Com essa bagagem e interesse em aprofundar o estudo sobre a atuação de Zuzu Ribeiro na exibição cinematográfica, surgiu a proposta do projeto “Acervo Zuzu do Cinema”, com o objetivo de realizar ações de pesquisa, catalogação, digitalização e exposição online dos itens que compõem o acervo privado de Zuzu, guardado por seus filhos e gentilmente disponibilizado para consulta.

 

O projeto foi proposto, e posteriormente aprovado para execução, por meio do Edital PGBA 03/2023 – Formação, Pesquisa e Memória no Cinema e Audiovisual, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT.

 

Paralelamente a isso, Raul foi selecionado também para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da UESB, com início em abril de 2024. A pesquisa intitulada “Acervo Zuzu do Cinema: memórias de um circuito exibidor no Alto Sertão da Bahia” passou a ser orientada pela profa. Dra. Milene de Cássia Silveira Gusmão, integrando seu projeto “Memória, Cinema, Audiovisual e Processos de Formação Cultural”.

Muitas informações referentes à trajetória de Zuzu e suas salas de cinema foram fornecidas por seu filho Carlos Alberto Prates Ribeiro, colaborador deste projeto e mantenedor do acervo, por meio de entrevista cedida ao coordenador de pesquisa e pelo compartilhamento de versões preliminares de seu livro "Seu Zuzu do Cinema: Uma Jornada de Sonhos e Magia", em fase de publicação. 

Por meio do website do projeto, buscamos viabilizar a exibição online dos resultados da catalogação e digitalização do acervo; a ancoragem de publicações e produções correlatas e a ampla divulgação dessa trajetória de pesquisa; e a preservação do legado de Zuzu Ribeiro, que durante trinta anos, possibilitou que milhares de espectadores frequentassem salas de cinema no interior da Bahia.

​​

O projeto "Acervo Zuzu do Cinema" foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

RÉGUA_LPG_ZUZU

© 2025 Raul Ribeiro - Eletrocinese Produções

bottom of page