CATALOGAÇÃO
Os itens documentais do acervo foram reunidos por Carlos Alberto Prates Ribeiro, filho de Zuzu, e compartilhados com a equipe de pesquisadores. Nesta etapa, dentre outros documentos e fotografias em menor número, foram contabilizados 19 cadernos e livros-caixa (doravante chamados apenas de “cadernos”), 28 borderôs e 69 correspondências da Embrafilme – em sua maioria, vias da programação para aprovação do órgão.
Os cadernos e os borderôs contêm registros administrativos e financeiros das salas de cinema operadas por Zuzu nos municípios de Brumado, Paramirim, Caetité, Guanambi e Livramento de Nossa Senhora. Não foram localizados no acervo quaisquer documentos correspondentes às atividades das salas de cinema mantidas em Tanhaçu, Igaporã, Ibitira, Barra da Estiva e Porto Seguro.
De modo semelhante, há muitas lacunas temporais no acervo documental. Quase não há registros referentes à década de 80, por exemplo, embora houvesse mais de uma sala em operação. Carlos Alberto explica que muitos documentos foram perdidos ou descartados ao longo do tempo.
A fim de padronizar a identificação dos itens do acervo para a catalogação, a coordenação de pesquisa definiu o seguinte sistema de codificação:
ACERVO - CATEGORIA - MUNICÍPIO(S) - PERÍODO - NÚMERO
Acervo: Acervo Zuzu do Cinema (ACZ)
Categoria do item: Caderno (CAD); Borderô (BDR); Correspondências Embrafilme (EMB)
Município(s): Brumado (Bdo); Paramirim (Par); Caetité (Cte); Guanambi (Gbi), Livramento de Nossa Senhora (Lns)
Período: Ano a que se refere o documento (no caso dos cadernos, ano de início e fim das anotações)
Número: Numeração do item, de acordo com a ordem crescente estabelecida pelas datas.
Exemplos:
ACZ – CAD – Bdo – 1964/1975 – 001
ACZ – CAD – Gbi – 1991 – 019
ACZ – BDR – Bdo/Par – 1974 – 004
Quando não há informações sobre o período, o código SDD (Sem Data Definida) é utilizado.
Para a catalogação dos borderôs e correspondências da Embrafilme, foi criado um arquivo digital para cada item, intitulado “Ficha Geral”, no qual foram transcritas as informações contidas no documento físico e acrescidas as observações feitas pelo pesquisador responsável.
Durante o processo de catalogação dos cadernos, constatou-se que não havia um padrão ou uniformidade em seus conteúdos: alguns relatam a atividade diária de exibição de filmes, com dados detalhados sobre quantidade de ingressos vendidos e valores arrecadados; outros apresentam balancetes mensais de receitas e despesas. Em alguns, os dados são apresentados em formato de tabela com colunas; em outros, os dados aparecem em parágrafos ou blocos de texto corrido, como pode-se observar nos exemplos a seguir:

ACZ – CAD – Bdo – 1967/1968 – 002

ACZ – CAD – Par – 1973 – 007
Para cada caderno, além do arquivo digital “Ficha Geral”, com a transcrição de anotações avulsas e observações de pesquisa, foi gerada também uma planilha digital, na qual foram transcritas as informações constantes no caderno. As planilhas permitem uma melhor visualização do conteúdo dos cadernos e facilitam a sistematização de dados, como a soma de valores monetários e a contagem de itens.
Quando necessário, foram criadas páginas diferentes dentro da mesma planilha, a fim de separar conteúdos de naturezas diferentes existentes em um mesmo caderno, como lista de filmes exibidos e lista de despesas, por exemplo. Nas planilhas que registram listas de filmes, há também colunas adicionais, marcadas por uma cor diferente, dedicadas a acrescentar informações extras que não constam nos cadernos, como título original e país de origem do filme, dados extraídos de fontes como o IMDB (Internet Movie Data Base).
As fichas e planilhas resultantes dessa catalogação estão disponíveis no website, na aba “Acervo”, dentro da página correspondente a cada categoria de item, onde também é possível encontrar os itens digitalizados, expostos em formato de flipbook.
Outra etapa do projeto ocorreu em Brumado, em um depósito existente nos fundos da casa que hoje pertence aos filhos de Zuzu. O local, que antes correspondia a uma parte das dependências do Cine Teatro, hoje abriga o acervo de equipamentos de projeção e itens periféricos, que demanda procedimentos de restauração e condições mais adequadas para a guarda e manutenção. Na página “Equipamentos”, dentro da aba “Acervo”, há fotografias dos itens acompanhadas de uma breve descrição.

