top of page

Cadernos

No acervo documental de Zuzu, foram identificados e catalogados 19 (dezenove) cadernos e livros-caixa, que registram dados financeiros e administrativos das salas de cinema em diferentes períodos, compreendidos entre 1964 e 1991. A fim de simplificar a nomenclatura dos itens, eles passarão a ser referidos apenas como “Cadernos”.

 

Do total de cadernos, 13 (treze) se referem às atividades do Cine Teatro Fátima de Brumado; 4 (quatro) se referem ao Cine Aliança de Paramirim, por vezes também chamado de Cine Teatro Fátima; e 2 (dois) se referem ao Cine Teatro Fátima de Guanambi.

 

A coordenação de pesquisa decidiu adotar a seguinte codificação para a catalogação dos cadernos:

 

Sigla do acervo – Categoria do item – Cidade(s) – Ano – Número do caderno

Exemplo: ACZ – CAD – Bdo – 1964/1972 – 001

 

O “número do caderno” utilizado no código foi definido pela coordenação de pesquisa, a partir da ordem cronológica dos períodos registrados. Não é possível precisar, contudo, a data em que os cadernos foram de fato escritos, visto que alguns deles podem ser resultado de um trabalho de “passagem a limpo”.

ACZ – CAD – Bdo – 1964/1972 – 001

É possível observar algumas lacunas significativas nos cadernos. A década de 80, por exemplo, é representada por anotações em apenas quatro páginas em um único caderno. E além das cidades mencionadas acima, apenas as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Caetité chegam a ser citadas em algumas páginas avulsas. Atribuímos a ausência de registros integrais relativos a todas as salas de cinema de Zuzu à dificuldade de manter preservados, ao longo de tantos anos, a totalidade de documentos que certamente foram produzidos na administração do empreendimento. 

 

Os cadernos não possuem muita uniformidade em seus conteúdos e nem na forma de apresentá-los. Em alguns deles, foram traçadas linhas de forma improvisada para organizar as informações em formato de tabela. Em outros, os dados são apresentados em blocos de texto, sem a organização de tabela. Há cadernos que contêm dados relativos aos balancetes financeiros mensais, e outros que listam dados detalhados de sessões diárias.

ACZ – CAD – Bdo – 1967/1968 – 002

De modo geral, estas são algumas das categorias de informações possíveis de serem encontradas no conjunto de cadernos: títulos de filmes exibidos, respectivas companhias distribuidoras, valor do aluguel do filme e rendas totais de cada filme; balancetes de receitas e despesas; dias e turnos em que houve sessões, número de ingressos (meia e inteira) vendidos em cada sessão, preço dos ingressos e valores arrecadados na bilheteria; além de cálculos, rasuras e anotações diversas. Alguns cadernos registram, ainda, a realização de shows de artistas musicais e performances teatrais, atrações que também se apresentavam na sala de exibição.

 

Há páginas que informam sobre a inatividade do cinema em datas específicas devido à ausência de novos rolos de filme, ou mesmo devido à falta de energia elétrica, o que demonstra as limitações e a infraestrutura necessária para gerir uma sala de cinema.

ACZ – CAD – Par – 1974 – 009

Com base nos dados presentes nos cadernos, é possível realizar análises que se debruçam sobre os padrões de frequência de público, o impacto de lançamento de filmes específicos, a predileção por determinados gêneros cinematográficos, a circulação e consumo de filmes nacionais pelo interior do país, e a viabilidade econômica das salas de cinema em diferentes momentos. Ou seja, esses registros não apenas evidenciam transações financeiras, mas também capturam a dinâmica social do período.

 

Para a exposição no site, a curadoria selecionou alguns cadernos ilustrativos. Nos links abaixo, é possível acessar as pastas contendo as fichas e planilhas catalográficas de todos os cadernos presentes no acervo.

ACZ – CAD – Gbi – 1991 – 019

RÉGUA_LPG_ZUZU

© 2025 Raul Ribeiro - Eletrocinese Produções

bottom of page